Você sabe o que é manterrupting?



Na última semana pela primeira vez ouvi o nome Gabriela Prioli em uma conversa com amigos, eles me apresentaram dizendo o quanto ela era inteligente, articulada e sugeriram que eu acompanhasse alguns debates da mesma pela CNN, logo em seguida vieram à tona várias notícias que a mesma pediu demissão, e diversos vídeos da última semana onde a mesma foi interrompida pelo mediador enquanto falava.

Imediatamente, esse acontecimento me lembrou de um dos temas discutidos em uma roda de mulheres #AvezEaVozDasMulheres na empresa onde trabalho. Onde discutimos o quanto as mulheres são interrompidas em suas falas, conteúdo que tem sido tópico recorrente nas redes como #mansplaining e #manterrupting devidos à pesquisas relacionadas ao tema. Em nossa vivencia pudemos ouvir mulheres que não possuem esse problema e outras que reconhecem viver isso em diversas áreas da sua vida.

Ao ler os comentários das matérias relacionadas à Gabriela, fiquei assustada com a quantidade de mulheres que a criticaram e disseram que a mesma foi desequilibrada ao pedir demissão. Pensamento que ao meu ver, me parecem um tanto quanto machista, uma vez que a atitude da mesma foi pautada não só ao constrangimento que passou durante o debate, mas também por acreditar que seu posicionamento não vinha sendo respeitado.

O que me faz ver o quanto ainda precisamos debater sobre o assunto, o quanto mulheres e homens precisam refletir sobre o tema. Pois a falta de conhecimento, pode levar-nos a ter posicionamentos rasos e as vezes desrespeitar o outro sem ter consciência.

Você homem, já parou refletir se faz isso em suas conversas?
Você mulher tem conhecimento que existe um estudo realizado por uma pesquisadora de comunicação e gênero, que mostrou que mulheres são duas vezes mais interrompidas que homens em conversas neutras?
Vocês já notaram em reuniões de trabalho como isso acontece?
Vamos estar mais atentos à esse tipo de interação, cada vez mais precisamos olhar e ouvir o outro, só assim conseguiremos evoluir nossa sociedade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O plano...

As redes sociais e o pensamento binário

Ensinamentos que o Coronavírus irá deixar para o mundo corporativo