Ensinamentos que o Coronavírus irá deixar para o mundo corporativo



Após poucos dias dos primeiros casos no Brasil as mudanças já estão causando um verdadeiro caos no país. Profissionais de todas as áreas questionam o que será feito se precisarmos ficar muitos dias em isolamento. Infraestrutura, economia, saúde pública nunca foram tão questionados pela população. As dúvidas em meio à tantas incertezas não param de surgir e eu apesar de estar sendo impactada por tudo isso, gostaria de trazer um olhar diferente em relação ao caos.

Algumas mudanças que estamos sofrendo hoje irão ecoar em nossa sociedade durante muito tempo e podem trazer um amadurecimento muito bom para as empresas (e pessoas) brasileiras. Irei citar aqui, os principais pontos (até o momento) que podem melhorar o mundo corporativo daqui em diante:

Plano de Contingência

A maioria das empresas se planejam, mas poucas possuem um plano de contingência. Em meio ao caos, nos questionamos se as empresas possuem fundo de caixa para se manter ativas, se tem condições de antecipar férias e continuar com quadro de funcionários completo, se existe a possibilidade de realizar trabalho remoto. É obvio que não dá para prever uma pandemia, mas é extremamente importante estarmos preparados para mudanças abruptas. Um bom plano de contingência não deve ser exclusividade de grandes empresas.

Trabalho Remoto

Por eu trabalhar na área de TI, estou acostumada com trabalho remoto e conheço diversas empresas que possuem a cultura de home office. Fiquei extremamente surpresa com a quantidade de pessoas que possuem dificuldade com esse modelo de trabalho, e comecei a pensar sobre o assunto. É realmente difícil, exige que o profissional seja muito mais focado, principalmente aqueles que estão com a família em casa. E se é difícil para as pessoas se adaptarem, imagina para mudar a cultura de empresas tradicionais? O fato termos sido "forçados" a trabalhar de casa, pode abrir muito a mente dos gestores tradicionais e quem sabe a partir de agora irão ver com melhores olhos essa prática? Existem muitas áreas que podem aderir ao modelo e ainda não estão preparados.

Colaboração

As instruções são claras: devemos evitar contato físico. E o isolamento está nos mostrando o quanto precisamos uns dos outros, na vida pessoal vemos o quanto as pessoas são egoístas com atitudes pequenas como comprar e estocar um monte de álcool em gel ou comida, sem pensar no próximo. No mundo corporativo, vemos o quanto precisamos de pessoas, que muitas vezes estão no mesmo ambiente que nós e por ser fácil o acesso não damos o devido valor. Agora obrigatoriamente é preciso call, whatsapp, ferramentas de colaboração em geral, para solicitar aquilo que era conversado as vezes no cafezinho. Se pararmos para pensar, estamos tendo a oportunidade de olhar melhor para as nossas relações e pensar cada dia mais no outro.

Criatividade

Estar fora da nossa zona de conforto, obrigatoriamente nos faz pensar fora da caixa. Não é novidade que a crise faz com que diversos negócios mudem, ou comecem do nada... Vamos tentar ver com bons olhos todas as mudanças e ter no mínimo esperança para sonhar! Quando passarmos por tudo isso, qual é o mundo que queremos? Como podemos faze-lo melhor?

Não vai ser fácil, estamos apenas no começo, mas não podemos entregar os pontos, não é mesmo? Tenho certeza, que no final de tudo isso, depois de todo impacto que essa fase terá na vida todos, estaremos bem mais fortes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O plano...

As redes sociais e o pensamento binário