As redes sociais e o pensamento binário

Sabemos que nossos dados são monitorados e utilizados pela maioria das redes sociais e plataformas que utilizamos diariamente. O Instagram por exemplo utiliza machine learning para dar sugestões de conteúdos de potencial interesse para o usuário, de acordo com as interações dos usuários a inteligência sugere conteúdos personalizados. O Netflix faz indicações de filmes de acordo com o seu histórico e procura identificar semelhanças entre os títulos
A partir do momento que aceitamos os termos na maioria das plataformas online, concordamos em ser monitorados e aceitamos pelo simples fato de facilitar as pesquisas e melhorar nossa experiência seja em qual for a plataforma, é cômodo ter conteúdos que sejam relevantes em destaque. Não perdemos tempo buscando. Mas o que isso tem a ver com o pensamento binário?
Primeiramente vamos conceituar, o termo binário significa: aquele que tem duas unidades ou dois elementos. Refere-se, portanto, a uma dualidade, formada por dois elementos presumivelmente opostos ou contrastantes. A expressão diz respeito a toda dualidade absoluta. O chamado pensamento binário consiste em uma visão de mundo simplista, que considera apenas os extremos e não enxerga a complexidade real das coisas, como se a vida fosse uma equação exata. Para quem pensa de forma binária, apenas existe o céu ou o inferno, sendo completamente ignoradas as infinitas possibilidades de nuances que existem entre uma coisa e outra.
Nos últimos anos temos observado uma crescente onda de intolerância e violência nas redes sociais, seja nas últimas eleições ou por qualquer outro motivo, os ânimos estão exaltados. As pessoas não só sentem que podem expor suas opiniões, como fazem questão de se posicionar em conteúdos que são contrários à sua posição. Assumindo que a sua verdade é única e absoluta, muitas vezes por desconhecer o mundo de possibilidades e posições existentes em outros grupos.
Particularmente, acredito que essas atitudes mostram o quanto nossa sociedade é mal-educada. Pois cresci aprendendo a respeitar as diferenças e sendo incentivada ao senso crítico. Acho a divergência de ideias uma oportunidade excelente para o aprendizado. Pois podemos aprender com a visão do outro. No entanto as pessoas não estão dispostas a ouvir, apenas estão impondo as suas opiniões pela internet.
Uma vez que as redes sociais possuem inteligência para direcionar conteúdo de acordo com as preferências dos usuários, cada vez mais vamos ver e seguir apenas aquilo que acreditamos ser verdade, perdendo oportunidade de conhecer e entender outras posições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O plano...

Ensinamentos que o Coronavírus irá deixar para o mundo corporativo