8° dia: Eu morri?! Cheguei ao céu e não sei nem como..

Após uma longa pausa, estou aqui para continuar a contar sobre a viagem...
No dia que fiz a trilha do parque nacional conheci uma turma e combinamos de ir juntos para cachoeira Santa Bárbara, essa cachoeira fica em Cavalcante em uma comunidade Kalunga, e fica aproximadamente 130 km de Alto Paraíso. É um passeio que exige a presença de um guia. Os guias cobram em torno de R$100,00 e pegam grupos de até 10 pessoas, então quanto maior for o grupo mais em conta o passeio...
Saímos de Alto Paraíso as 8:30h da manhã, estávamos em 4 pessoas e a ideia foi ir até Cavalcante e lá procurar um grupo, guias, enfim... Logo na estrada nos perdemos e conhecemos mais duas meninas (que também se perderam) que estavam em outro carro e estavam indo para Santa Barbara, já combinamos na estrada de irmos juntos no mesmo grupo.
Em Cavalcante paramos no CAT (centro de atendimento ao turista) e nos orientaram como chegar na comunidade kalunga e que era melhor contratarmos um guia lá, estávamos bem receosos com o tempo que levamos na estrada, várias pessoas nos disseram que o sol bate no poço de Sta barbara apenas até as 11 da manhã e que se
m o sol não é tão bonito. Então corremos para comunidade..
Chegando lá pagamos o guia, preenchemos termo de responsabilidade e nos ofereceram para almoçar na comunidade, você paga um valor fechado e come a vontade, em Alto Paraíso me disseram que valia a pena e o restante do grupo topou almoçar por la. Então encomendamos a comida e seguimos para cachoeira.
Pegamos os carros junto com a guia e aí vai uma dica, em determinado ponto eles não aconselham carros baixos, então existe um pau de arara que leva os turistas até a trilha da cachoeira e cobram um pequeno valor por pessoa, nós estávamos em uma caminhonete alta então seguimos sem problemas, as duas meninas toparam ir na caçamba então nem esperamos o pau de arara, fomos entrar na trilha (apé) para cachoeira já era mais de 11:00h (será que íamos encontrar o poço com sol?!)
A trilha e super tranquila, a comunidade mantém super bem feita e a primeira parada é num pequeno poço que chamam de Santa barbarinha, e tipo um oasis depois da caminhada no sol quente sem nenhuma sombra.
Santa Barbarinha
E mais um pouco de caminhada A Santa barbara! Colocar fotos porque não há palavras para explicar.


É maravilhoso!! E sim, tinha sol! Depende da época do ano o horário que o sol bate no poço, e eles fazem um controle na quantidade de pessoas que podem ficar no local, como fui numa época tranquila não tivemos que fazer rodízio, mas ouvi dizer que quando está cheio os grupos ficam aproximadamente 30 minutos.
A água lá não é tão gelada, e eu fiquei parecendo louca nesse lugar, quando entrei na água comecei a pular e gritar! Achei que estava no melhor lugar do mundo e não queria sair de lá não...
Não sei dizer quanto tempo ficamos lá, mas minha "família" (meu grupo) ficou toda encantada...
Minha "família"
Voltamos para comunidade Kalunga antes de para ir em outra cachoeira a das capivaras.
Pausa para falar que na comunidade tomei o melhor suco de tamarindo do mundo! Sério, uma barraquinha simples que só, parecia o elixir da juventude, vai ver foi o calor!! Rss alguém vai lá e me conta se realmente é o melhor suco que existe?!
Bom, pegamos os carros novamente, desta vez ambos os carros foram tranquilos, paramos bem perto da trilha, a trilha é linda e tem uma vista incrível tanto de quedas, como de montanhas e eu pensando que já tinha visto tudo de mais lindo nesse dia!
Trilha para Capivaras
Trilha para Capivaras

Trilha para Capivaras
Essa trilha é um pouco mais custosa, chegando na cachoeira principal a descida e bem íngreme. Mas eu fui tendo a impressão de que havia morrido, para mim aquilo ali era o paraíso, só faltou anjos e arpas.
Trilha para Capivaras
Sei lá nem as fotos podem expressar tamanha beleza!


Voltamos para comunidade Kalunga, e fomos almoçar, gente que comida boa! Arroz, feijão, paçoca de carne, tinha uma opção de peixe, frango, salada. Tudo muito simples e muito gostoso. Já havíamos conversado um pouco com nossa guia sobre a comunidade, mas lá tivemos oportunidade de conhecer o líder da comunidade. Que riqueza de história minha gente. Minha guia que não deve ter nem 40 anos, foi conhecer a "cidade", estamos falando de Cavalcante, com mais de 8 anos, pois o acesso era apenas a cavalo antes disso. Para quem não sabe os Kalungas são uma comunidade que surgiu através de um quilombo, e estar lá nos aproxima muito da história dos esvravos. Todos possuem histórias de avôs e avós corajosos e tudo muito recente, pensar que esse lugar não tinha ligação nenhuma com exterior... e o papel do líder nos faz entender o funcionamento do povoado, ele é quem "coloca ordem na casa", um senhor forte é muito gentil, alimentamos o corpo e a alma.
Família e nossa guia
De volta a Alto paraíso, combinamos de fazermos um passeio no dia seguinte e de irmos tomar uma mais tarde, mas a família não foi completa não, fomos a vendinha 1961, lugar super agradável com cardápio super variado e música ao vivo! Tinha um cara muito bom tocando lá...
Eu que tenho mania de bons drinks vi um copo diferente e fui bem curiosa perguntar o que era: deu ruim! Garçom virou meu BFF e me disse que era uma pinga com sabor e me trouxe uma de milho, AMEI e já pedi uma garrafa para levar para casa, aí ele me trouxe quase todos sabores da casa: blue ice, banana, pistache, canela... vixxi nem sei todos os sabores! Mas essa vocês podem experimentar sem ir lá, já achei o site e entrega em casa (para nossa alegria). Fiz um jantar em casa e a pinga quase virou atração principal... rsss
Foto da garrafa no jantar que fiz  para apresentar a pinga "prazamiga"
Aí está o site caso tenham ficado interessados: https://www.cachacadesabor.com.br/rainha-da-cana
E é isso minha gente, beijos e até próximo post!

Comentários

  1. OMG!!! Fotos maravilhosas!!! e as fotos nunca conseguem captar toda beleza dos lugares, entao dá só pra imaginar o quanto especial esses lugares sao! Já fiquei morrendo de vontade de ir!! Essa pinga..apaixonei real!! haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O plano...

As redes sociais e o pensamento binário

Ensinamentos que o Coronavírus irá deixar para o mundo corporativo